Guimarães Capital Europeia da Cultura
A candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura foi formalizada no passado dia 13, num conselho de ministros da cultura em Bruxelas.
Para a preparação e estruturação do projecto de candidatura foram realizadas reuniões com responsáveis do ministério da cultura. Segundo a autarquia, as reuniões ultimaram «o documento a apresentar em Bruxelas, pelo governo português, com vista à formalização da designação de Guimarães» (www.portugaldiario.iol.pt).
A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, garante que Guimarães é uma cidade com todas as condições para se candaditar e salientou o impacto positivo que uma resolução deste tipo pode em ter várias áreas, como o turismo, a requalificação urbana e diversidade cultural. A cidade berço já foi classificada pela UNESCO como património mundial e a recuperação do seu centro histórico mereceu prémios de âmbito internacional (www.tsf.pt).
Na sequência da candidatura deverão ser criados um centro de arte contemporânea, uma Casa da Memória e ainda um museu dedicado ao artista plástico José de Guimarães, natural do concelho (www.jornaldigital.com).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home